sábado, 4 de fevereiro de 2017

Projeto: Que marca irá deixar.

Apresentação. 
O norte do projeto foi determinado no final do ano letivo de 2015. Nos últimos três anos, os estudantes da unidade escolar comemoram a chegada das férias, rasgando e jogando nas ruas que circundam a escola seus cadernos e livros utilizados no ano letivo. 
Esse comportamento é repetido em outras escolas do bairro e pode ser perpetuado como uma ação cultural. 
A escola como espaço para formação e transformação, pode desenvolver uma ação coletiva que possibilite aos estudantes repensar o comportamento dos últimos três anos. 
Justificativa. 
 Ruas repletas de folhas de cadernos e livros pode caracterizar falta de conhecimento por parte dos educandos da necessidade de respeitar o espaço público.  
O projeto tem como ação a intervenção social em beneficio da própria comunidade, que só pode ser justificado com a transformação na ação dos sujeitos envolvidos, imprescindível na formação dos cidadãos.  



Objetivo geral. 
 Nenhum tipo de material didático será descartado nas ruas no final do ano letivo. 
Objetivos específicos. 
·         Discutir possíveis motivos que levaram os estudantes a ação coletiva de um grupo, bem como suas consequências dentro ou fora dos muros da escola. 

·         Criar um ambiente favorável para discussão da responsabilidade de ações coletivas de um grupo, bem como de suas consequências dentro ou fora dos muros da escola. 
·         Registrar todas as ações e tornar permanente o tema dentro da escola. 
·         Envolver toda a comunidade escolar e a respectiva Diretoria Regional de Ensino. 

Cronograma de trabalho. 
Fevereiro. 
O esboço do projeto foi apresentado para os educadores e gestores presente na primeira reunião de planejamento anual. 

Março 
Os responsáveis pelos educandos receberão um texto, esclarecendo as diretrizes do projeto e poderão registrar seus pareceres em relação o evento ocorrido no final do ano letivo de 2015. 

Abril 
O projeto será apresentado para todos os estudantes da escola. 


Maio 
Os estudantes irão produzir textos nos quais registrarão as possíveis causas que levaram a ação coletiva

Junho 
Leitura dos textos, tabulação das informações e pareceres dos estudantes para futuro debate

Julho 
Apresentação dos pareceres dos responsáveis a todos os estudantes da escola. 

Agosto 
Construção do espaço no qual os estudantes poderão depositar os cadernos que não utilizarão no ano letivo de 2017

Setembro 
Edição de documentário com os estudantes fazendo a leitura dos textos produzidos pelos responsáveis



Outubro 
Reunião com representantes das turmas.  
Organização para confraternização do final do ano letivo. 

Novembro 
Tematização da escola para apresentação final do projeto e organização para o fechamento do ano letivo. 

Dezembro 
Apresentação final do projeto para os envolvidos (estudantes e familiares, gestores, professores e convidados). 




Culminância do Projeto.

Tudo começou...


Fonte: Suzimeire  Ferreira dos Santos Silva  – 2016.

Fonte: Suzimeire  Ferreira dos Santos Silva  – 2016.



Fonte: Suzimeire  Ferreira dos Santos Silva  – 2016.


Com sensibilização e informação...



O sucesso do projeto foi o resultado da participação efetiva dos pais, responsáveis e estudantes.
Nossa escola foi exemplo de cidadania e consciência da relação do ser humano com meio ambiente.
As ruas ficaram como deveriam, sem folhas jogadas ao chão.

Obrigado!
Professores: DANIEL, BARTOLOMEU.

GESTÃO: JOÃO BOSCO, EDGARD, SUZIMEIRE E FLÁVIA.



RESULTADO!












PB, ORGULHOSO DE TODOS OS PAIS, RESPONSÁVEIS E ESTUDANTES QUE IRÃO COMEÇAR O 8ºANO.
MUITO OBRIGADO!

Que venha 2017...
Vamos fazer bonito!
EM 2017, FOLHA ZERO!

GESTÃO FELIZ!



QUE FELICIDADE!
ESSAS PESSOAS NÃO PRECISARAM FICAR NO SOL ESCALDANTE LIMPANDO A RUA...













138 comentários:

  1. Sou grato ao empenho dos senhores e senhoras que deram não apenas um exemplo de cidadania e urbanidade, mas uma grande lição a ser copiada por todos. Ensinaram aos seus filhos que é possível mudar uma ação que não constrói uma imagem digna de aplausos. Todos nós aplaudimos o final de um ano letivo sem folhas, livros, cadernos lançados nas ruas que circundam o maior patrimônio de um bairro, a escola.
    Professor Bartolomeu Targino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre oq houve no final do ano letivo de 2015,foi uma atitude desnecessária os alunos agiram com um ato de vandalismo eles acharam que aquilo era diversão mais eles não pensaram nas consequências que aquilo ia causar,foram folhas de cadernos, capas de cadernos ,livros e etc bom eu falo por mim né pois nem todos pensam igual mais no ano de 2016 as coisa foram muito diferente os professores Daniel e Bartolomeu fizeram projetos para que não aconteça novamente e no final do ano de 2016 foi tudo bem diferente aprendemos a lição e não voltamos a fazer aquilo por que além de poluir o meio ambiente e as moça da limpeza não tem obrigação nenhuma de límpar a rua até porque elas não são pagas pra isso pra limpar a bagunça de outras pessoas.
      Agora nós alunos aprendemos a lição não haverá mais essa atitude infantil esse ato de vandalismo essa coisa ridícula que houve no final do ano de 2015 apesar de eu não ter participado fiz os projetos trabalhos tudo direitinho por que estamos todos juntos mesmo não participando eu estava lá presente vendo tudo coisa que não tinha necessidade de ser feita eu acho que eles tinham que pensar um pouco antes de fazer se fosse um ou dois taria melhor mais não foi a escola inteira praticamente praticando aquele ato de vandalismo
      Uma coisa não muito legal foi a atitude da gestão da escola de não dar pelo menos os parabéns pelo nosso comportamento certo nossa atitudes de querer ver uma cidade melhor e logo eles que pegaram tanto no nossa pé não estavam presentes quando o professor Bartolomeu deu os parabéns para nois mais mesmo assim eu fiz minha parte fazendo a coisa certa sem prejudicar ninguém é fazendo o bem para nossa cidade os parabéns deles não ia mudar muitas coisa mais sei que iria deixar todos nós Feliz mais so de fazer o bem e coisa Boas eu já fiquei super feliz.
      Queria agradecer plenamente aos professores Daniel e Bartolomeu por dar a maior força de nos ajudar a reconhecer nosso erros com trabalhos e projetos achei bem legal a idéia deles Obrigado professores e pode deixar que esse ano não haverá esses atos novamente.
      MILENA 8°A

      Excluir
    2. Não esperaria outra atitude do professor Bartolomeu, Bartô, ou PB!!! Que bom saber os anos não mudaram suas sábias atitudes!!!

      Excluir
    3. Professor Bartolomeu, caso ainda utilize esse canal gostaria de saber uma maneira de contatá-lo.

      Excluir
    4. Não sei como foi pois não estudava aqui mas pelo oque eu li foi bem enteressantes

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o projeto fui um susseso estão de parabens todo os participontes

    ResponderExcluir
  4. Realmente o projeto fui um susseso estão de parabens todo os participontes

    ResponderExcluir
  5. Professor eu peso desculpa para as funcionárias da escolas de limpeza porque eu participei da guerra de lixo em 2015.Em 2016 o projeto foi um grande orgulho para a escola de todo o Bairro De Cidade Tiradentes.
    Do mesmo jeito eu joguei meu caderno e folhas em 2015 mas nos superamos isso não jogando.
    Rafael 8anoA

    ResponderExcluir
  6. em minha opinião,o ocorrido de 2015 foi lamentável não só para a comunidade escolar,mais também para a população do nosso bairro,porém o projeto veio para que a população juntamente com os alunos tivessem a concientização da situação ocorrida e que pudéssemos aprender com nossos erros e não tornarmos a repetí-los Aluno:Dennys Gomes Turma:8 ano A

    ResponderExcluir
  7. Ruas repletas de folhas de cadernos e livros pode caracterizar falta de conhecimento,falta de conhecimento nois nao queremos deixar a mostra,conserteza as pessoas que jogaram as folhas,livros etc...
    tem muito conhecimento e na hora pensou em ir em modinha.

    Luan da Silva 8B

    ResponderExcluir
  8. Foi muito interessante de participar do projeto "FOLHA ZERO" foi muito lamentável o que aconteceu em 2015. Mas quando o professor ele argumentou desse projeto os professores concordaram e os pais dos alunos também. Então em 2016 ninguém jogou livros,cadernos na rua e colaborou com a Cidades Tiradentes e pessoas que participaram. Se em 2016 foi bom em 2017 vai ser melhor ainda.
    Nome: Kevillyn Naharanska Oliveira Santos.

    ResponderExcluir
  9. Bem sobre tudo isso que aconteceu no final do ano de 2015, folhas de caderno, portão quebrado entre outras coisas, eu achei super desnecessario pois tudo isso poderia ser comemorado de uma forma mais consciente (eu não ajudei nessa bobagem que fizeram de jogar folhas de caderno no chão).
    Depois de todo esse acontecimento nossos professores Bartolomeu e Daniel resolveram tomar uma atitude mas drastica sobre tudo isso e particulamente gostei muito de tudo isso pois fazer esse tipo de coisa pode prejudicar não só os funcionàrios da escola mas sim todos que moram ali por perto.
    Então depois de todos os trabalhos que os professores fizeram para nos termos consciência de que tudo aquilo é errado no final do ano de 2016 nos alunos do Olinda Meneses tivemos a consciência de que aquilo não era certo e que iria prejudicar muita gente, que até mesmo essa atitude não seria Bonita nem para a rua, nem para nois, muito menos para quem mora por perto, então resolvemos não fazer nenhum tipo de comemoração que leva ao "vandalismo".
    Sobre tudo isso queria falar um pouco sobre a minha opinão: Bem fizemos tudo que pediram, obedecemos e tivemos consciência que aquilo estavamos errados, mas não vi nenhum da direção vim nos dar pelo menos um parabens, sei que não devemos fazer coisas boas esperando o proximo elogiar mas isso pode nos motivar para ate quem sabe uma escola com alunos e professores melhores (no sentido de educão), mas o que importanta é que fizemos nossa parte e que aqueles que mais nos cobrou soube reconhecer nos dando o parabens merecido para os alunos.
    Queria só que a direção ao invés de só ver nossos erros, bercebecem que nos alunos não fizemos só mal a escola e sim o bem tambem, que assim como nois sabemos reconhecer nossos erros, que eles tambem parem de serem duros e nos "notem" para que saiba reconhecerem os seus tambem.
    KAUANNE 8A

    ResponderExcluir
  10. A princípio gostaria de parabenizar todos os quais participaram do projeto.
    A iniciativa de melhorar a visão da escola para com o bairro e, mudar a atitudes dos alunos trazendo há nós conciência das cosequÊncias das nossas atitudes e como isso; prejudica não só avisão da escola mas tabém as dos alunos que nela estudam.
    Gostaria de agradecer a cada partipante do projeto.E também gostaria de falar dos resultados que foram impessionante ,da importacia que foi dada aos aluno ,prfessores, etc.E a
    incistencia do professor BARTOLOMEU de enxegar algo,que nem a escla acreditava obigado por nos torna pessoas melhores. KAIANE 8d

    ResponderExcluir
  11. eu tenho muito de ser aluno no Olinda, todos os professores nos criticaram quando nos fizemos aquilo em 2015, mas em 2016 eu achei que foi injusto só o PB vim nos dar o parabéns sendo que todos os professores brigaram com a gente.
    Gabeiel F. 8a

    ResponderExcluir
  12. Quero agradecer pelos alunos da EMEF Profª Olinda Menezes Serra Vidal por ter colaborado no Ano de 2016 em não fazer o que foi ocorrido no Ano de 2015, foi um excelente trabalho que a COORDENAÇÃO, a DIRETORIA e os PROFESSORES fizeram em convidar os estudantes e pais e responsáveis para participar desse projeto "FOLHA ZERO" foi ótimo a consciência dos Professores em ter criado esse projeto, até mesmo o Professor Bartolomeu realizou uma atividade com os alunos perguntando o porque os alunos jogaram as, folhas, cadernos, pedras e etc... e se isso foi certo ou não e perguntando se iriamos fazer de novo, os resultados foram ótimos os ALUNOS cumpriram com a sua parte colaborando em não fazer o que tem ocorrido ano passado.
    Muito obrigado por tudo Professores!!!
    Muito Obrigado por tudo Coordenação!!!
    Muito obrigado Direção!!!
    Muito obrigado Tias da Limpeza!!!
    Aluna: Isabella Beatriz
    Série: 8C

    ResponderExcluir
  13. Parabens a todos que participaram deste projeto maravilhoso. Esse projeto não só ajudou a escola como ajudou a comunidade mais agradeço principalmente ao Pb porque ele sim teve força de vontade porque não é qualquer um que se dedica ingual ao Pb e teve muita paciência e fez esse projeto muito bem elaborado. Agradeço as tias da limpeza porque enquanto ficavam jogando folhas de cadernos e pedras,mais isso não vem ao caso no momento. Agora vou falar no modo que todos possam entender ficaram ARRASTANDO porque isso não é coisa que se faça é chamado de VANDALISMO porque quem ficavam limpando as bagunças la na rua às tias da limpeza embaixo daque sol escaldante. Mas uma vez agradeço
    Aos PROF°Bartolomeu e Daniel aos
    Senhor(a):Edgard,João Bosco, Suzi Meire, e Flavia e as tias da limpeza

    MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE
    COLABORARAM

    SE QUISER-MOS QUE ESTE PROJETO CONTINUE VAMOS COLABORAR!!!!

    HOMENAGEM A TODOS OS QUE COLABORARAM

    Paulo 8ºB

    ::::: :::::
    : : : :
    ::::: :::::
    : :::::
    : : :
    : :::::

    ResponderExcluir
  14. O Incidente ocorrido no final de 2015 foi uma besteira,eu não participei de nada disso e o seu projeto foi muito bom e foi efetuado com sucesso,Parabéns e espero que aconteça o mesmo no final desse ano.

    Guilherme R. 8°A

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Bom...
    Sobre tudo isso que ocorreu no final do ano de 2015.
    Esse vandalismo: Folhas de caderno no chão, Folhas i outras coisas sendo atacada em professores em transportes escolar, até mesmo nos alunos, i entre outras coisas ...
    Eu não participei disso, Até porque eu não achava graça nenhuma em fazer tudo aquilo, i Saber que depois as Tias da limpeza ia ter que ficar no Sol quente limpando Tudo.
    i aí nois Fizemos todos Aqueles Trabalhos com o Professor Bartolomeu Para termos consciência que não era legal o que nois Fizemos, que através daquilo íamos prejudicar muito Gente... E então nós alunos Cumprimos com a nossa parte, Colaborando em não fazer a mesma coisa que ocorreu em 2015.
    Mais não vi ninguém além do Professor Bartolomeu passando nas salas agradecendo, Só Queria vê se nois tivesse repetido a mesma coisa que 2015, Se Eles não iriam passar nas salas reclamando...
    Kailani Melo 8°A

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Bom... Sobre tudo o que aconteceu no final do ano de 2015, cadernos rasgados, folhas no chão, portões quebrados etc. Quero parabenizar a todos que fizeram esse projeto com o Prof°Bartolomeu, quero dizer que foi muito triste o que os "alunos" fizeram, porque eu mesma quase fui acertada por uma capa de caderno, fiquei muito feliz, quando no final do ano de 2016 as ruas ficaram totalmente limpas, eu mesma não rasguei folhas, parabenizo também os alunos por não ter jogado folhas no chão em 2016, porque não será os alunos que irão limpar a rua, nem os pais dos alunos, mais sim as funcionárias da escola, elas não tem a obrigação de ficar se queimando no sol por causa de certos "alunos", não achei graça nenhuma o que fizeram com a escola, fico muito feliz por ter visto o esforço do PB em seu projeto de não atacarem folhas no final de 2016, espero que todos tenham aprendido a lição, espero que não fazem isso no final do ano de 2017. Laysla Souza 8°D

    ResponderExcluir
  19. primeiramente eu vou começar falando do ocorrido que teve no ano de 2015, peço desculpas a todas as tias da limpeza e aos diretores pelo que eu fiz ano passado, sei que eu estava errada, por ter tomado todas aquelas atitudes erradas, me arrependi por tudo que fiz no dia que ocorreu a bagunça, não pensei nas consequências e nem no que iria acontecer futuramento por eu ter feito essas coisas, mas tenho que agradecer ao Pb que iniciou com esse imenso projeto, obrigada por tudo e espero que aceitem as minhas desculpas. Graziely 8º A

    ResponderExcluir
  20. Sobre o acontecimento de 2015 não joguei papel na rua,mas amigos que eu conheço jogaram.Aquilo foi horrivel para nossa escola e para seus alunos,tem vezes que eu fico me pensando que passou pela cabeça deles para ficar atacando cadernos,papeis e até uma pedra!.
    Será que eles pensaram quais seriam as consequencias desse ato terrível?.Mas deixando isso de lado, tenho que agradacer ao senhor professor Bartolomeu por fazer esse projeto e com certeza as funcionarias da limpeza que tiveram de limpar toda aquela sujeira que os alunos fizeram.Tomara que nunca mais nenhum aluno faça aquele ato de sujar as ruas pois não estaram sujando só a rua mais sim a sua pessoa.
    Marcos Paulo 8a.

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente, gostaria de agradecer as "tias da limpeza" da escola, por trabalharem a tarde todinha recolhendo aqueles pedaços de papeis atacados por nós, vandalos. (Me refiro a "nós", porque os alunos fazem a escola, nós somos a escola. As pessoas que passaram e viram esse ato de infantilidade, olharam e pensaram o quanto essa escola é desrespeitosa consigo mesmo. O quanto nós fomos desrespeitados, por nós mesmos.)
    Parabéns ao professor BARTOLOMEU, por ter feito esse projeto incrível, pois, sem ele, esse ato infantil se tornaria uma ação cultural, como diz no próprio texto, uma comeração idiota.
    Parabens ao professor, por ter feito esse projeto com a ajuda dos alunos. Parabens por indagar-se com essa situação, e tomar uma maravilhosa atitude, responsabilizar-se por esse ato idiota.
    Quero agradecer a minha mãe, por ter me dado uma bela de lição de moral em casa.
    Gostaria de fazer uma reclamação.
    Em momento algum, nos dias de aula em que vim a escola, alguém da Coordenação, Diretoria, vieram nos parabenizar por reconhecermos que fomos infantis, e tomarmos essa atitude diferente.
    Parabens pela pelo projeto. Parabens a escola, parabens a nós.

    Krystal Gonçalves, 8B

    ResponderExcluir
  22. Primeiramente, parabenizo aos incentivadores desse projeto,e aos colaboradores. Porém todos os que colaboraram foram parabenizados corretamente? talvez não, porém algo foi feito, o que eu agradeço, e espero que muitos outros também.
    Tudo foi bem elaborado, com a preparação dos professores e ajudas dos corespondents. Não é fácil criar uma nova alternativa na mente de uma "criança". Não criaram uma consciência por que somente a pessoa em si pode fazer isso, porém despertaram aquilo que estava guardado lá dentro.
    Mesmo não tendo eu participado, me senti culpada, pois também sou um ser humano e poderia ser prejudicada por isso. A atitude dos alunos foi correta, e merecia mais atenção, não em questão do blogue, mais sim pessoalmente. Nossas atitudes merecem mais atenção, pois quando erramos nos apontam julgando, mais quando não fazemos somos esquecidos sem parabenizações, certo que agradeceram, mais por que se foi pedido, e isto é injustiça. Imagina se voltássemos a vandalizar, por que isso é vandalismo. Com certeza voltariam a apontar. Mias eu realmente espero que isso não aconteça.
    Proponho mais alguns debates para decidir a quem essa responsabilidade cairá no futuro, ha o que a próxima geração achará, o que poderão fazer para simbolizar o final de ano, Etc.
    Devemos permanecer com a postura civilizada, para o nosso bem e o bem da população. Retomando o que eu disse,foi bem elaborado e espero que continue assim, para gerações futuras aprenderem a conscientizar. MUito obrigada a todos os colaboradores.

    Nome: Maisa Elen dos Santos
    Série: 8º ano C

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Ola!
    Primeiramente, parabenizo a todos que se empenharam neste trabalho.Mas principalmente aos alunos por não terem repetido o ato no ano de 2016.Realmente dava para notar o alívio das agentes de limpeza, por não terem que limpar praticamente a frente da escola inteira novamente,sem contar com os trabalhos que elas fazem diariamente.
    Minha opinião,é que não deveria ter ido tão longe,foi realmente vergonhoso,a ponto de lançar folhas, livros, pedras, cadernos, etc.Sim era um momento de "liberdade" como diz algumas pessoas, por isso elas fizeram o ocorrido, eu particulamente esperava menos , esperava gritos, berros, palavriados, etc.
    Eu, no ocorrido, simplesmente saí da escola o mais rapido o possível, pois poderia ter saido machucado!
    Enfim, parabéns alunos,professores, diretoria, e demais participantes.
    Meu nome é Weverton Luiz Messias
    Do 8-ano D.
    Bom Trabalho!.

    ResponderExcluir
  25. O que aconteceu em 2015 foi um ato muito horrível porém além dos alunos estarem folhas eles estavam prejudicando a sociedade e as tias da limpeza pois não são eles que limpa as mas sim as tias da limpeza em baixo do sol. Com isso os professores Bartolomeu e Daniel deram início ao​ projeto folha zero pois não gostaram dá atitude dos alunos. Em 2016 no final do ano todos os alunos assinaram uma folha dando sua palavra que não ia jogar folha no final do ano, eu achei muito bom porém a rua ficou limpa e as tias da limpeza não precisaram se matar limpando a rua por causa dos alunos e nem uma pessoa tera o perigo de escorrega e se machucar.

    Guilherme Lucas,8b

    ResponderExcluir
  26. Eu achei justo o que o professor fez, contra todos que jogaram papel no chão em 2015, nós não vamos fazer mais isso em mais nenhum ano letivo aqui no Olinda, mas eu acho que foi injusto todos os professores criticaram a gente mas em 2016 ninguem a não ser o PB nos elogiaram nós estavamos errados mas os professores tambem erram.
    Gustavo Dias 8a

    ResponderExcluir
  27. Estou sem palavras para expressar o orgulho que senti desse projeto e de TODOS os alunos que colaboraram para a rua ficar limpa. Primeiramente gostaria de parabenizar o professor Bartolomeu que iniciou tudo isso, sem esse projeto todos os finais de ano a rua ficaria suja e eu estaria no meio, não tenho vergonha de dizer que eu estaria no meio, sei que é errado, mas na época eu não tinha noção do que toda aquela sujeira poderia causar, não seria eu que iria limpar, e por isso parabenizo o PB por tomar uma atitude, pois hoje em dia eu não faço mais isso, agora eu estou ciente que o acontecido foi vergonhoso, não só para a escola, mas também para nós alunos e até para nossos responsáveis. Quero dizer também que nos alunos erramos em sujar a rua, fomos apontados por isso, mas e quando a rua ficou limpa? Somente o PB nos parabenizou e mostrou que a gente também acerta, e a gestão dá escola? Precisou ser pedido para eles nos parabenizar e olha que foi muito tempo depois, mesmo assim obrigado por nos parabenizar. Espero que continue todo ano assim, a rua ficando limpa e nos alunos sermos um exemplo pra sociedade e um orgulho para nossa escola. Queria agradecer também a minha família que também me ajudou a enxergar que o que eu fiz foi errado, vergonhoso e totalmente desnecessário. JENNYFER CINTRA 8D

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Bom,gostaria de agradecer e parabenizar os Educadores Bartolomeu e Daniel por terem levado adiante esse projeto! mas gostaria de perguntar se os que colaboraram para esse projeto acontecer foram parabenizados corretamente?Apesar de fizermos nossa obrigação deviamos sim ser parabenizados corretamente,assim como fomos apontados e julgados deveria fazer a mesma coisa em forma positiva um obrigada/parabéns/estamos orgulhosos iria ser bom,mas aonde esta aqueles que nos deu broncas para nos parabenizar? Direção e Coordenação cade nosso parabéns ou ate mesmo um obrigado.
    Sobre o oque acabou acontecendo em 2015 nos fez repensar sobre esse ato,nos deixou envergonhados mas sera que se fossemos alertados antes sobre não fazermos isso não seria diferente?. Somos "crianças" e o que fazemos quando a criança faz algo que nao pode? Explicamos e ensinamos e o que fazemos quando a criança acerta? Damos parabéns e ficamos orgulhosos e eu senti falta disso Uma equipe tão grande ,e apenas 2 educadores que nos ensinou , apenas 2 educadores nos parabenizou?.
    Gostaria de agradecer a todos os envolvidos obrigada por mostrarmos que conseguimos,que eu tenho orgulho que nos caimos ,levantamos e aprendemos , gostaria de agradecer novamente aos Educadores Bartolomeu e Daniel e agradecer aos meus pais que souberam conversar comigo , e em especial obrigada Professor Bartolomeu por nos ensinar cada dia mais,por querer nos ajudar e ampliar nosso conhecimento,sugiro mais debates e que podemos expor mais nossa opinião.

    Emely Kailaine Paes Silva 8C

    ResponderExcluir
  30. Bom quero começar falando bem do trabalho que o educador Bartolomeu e Daniel fizeram na escola, quero pedir desculpas a todos que trabalham no Olinda Menezes que eu também joguei bastante folha na rua. Mas no ano que o Bartolomeu fez o tapete de 2 metros, com nossas folhas e eu acredito que tinha folha do meu caderno la também, e nesse ano nos não jogamos folha na rua e nem por isso a direção foi falar (OBRIGADO) para nos alunos, então isso eu acho um absurdo da parte da coordenação. Mas em fim, foi muito bom o trabalho minha família gosto muito, então obrigado Professor Bartolomeu por ser esse professor excelente para nos que estudamos no Olinda Menezes Serra Vidal


    Vinicios Fernando F de Lima 8 ANO D

    ResponderExcluir
  31. Bom já vou começar falando sobre o trabalho que os educadores Bartolomeu e Daniel ele fizeram um bom trabalho ainda bem que as pessoas colaboraram para a rua fica bem limpa e também as tias da limpeza não precisaram fica limpando a rua em 2016 eu tenho certeza que as pessoas que jogaram livros bolinhas de papel e cadernos ficaram muitos vergonhados com oque agente fez e também eu vi o tapete de 2 metros que o senhor fez e eu acho que tinha algumas folhas minhas lá no tapete o projeto que o senhor feis foi muito bom parabens pelo que o senhor fez o senhor é um excelente professor pra mim voce é um dos melhores professores

    Luiz Gustavo Machado Vieira 8C

    ResponderExcluir
  32. Bom vou começar falando sobre o que aconteceu em 2015 foi uma trajedia para os professores que presensiarao aquela cena horrivel dos alunos e sobre a mulher gravida que sobre as folhas do chao eu nao pude presensiar no projeto "FOLHA ZERO" por causa que isso tudo aconteceu no 6 ano e eu entrei no 7 ano.E me contaram que quem teve esta ideia do projeto foi os professores:Bartolomeu e Daniel e os participantes foram os responsaveis dos alunos e os estudantes da escola Olinda Menezes Serra Vidal. Luiz henrique da silva 8b

    ResponderExcluir
  33. Entrei esse ano mais imagino a situação. Li o trabalho e fiquei impressionado com o que aconteceu mais ainda bem que o projeto deu certo, por que comemorar rasgando livros e cadernos não é a maneira certa de comemorar.
    Fico feliz que o projeto deu certo. Bom trabalho PB! Ryan 8 A

    ResponderExcluir
  34. Primeiramente, eu quero agradecer ao professor bartolomeu e ao professor daniel que fizeram esse projeto que mudou muito o modo dos adolescentes pensar. Por que oque nós fizemos em 2015, foi um ato muito ridículo e infantil infelizmente nós não tínhamos noção do que estamos fazendo pra gente era tudo diversão, Essa diversão custou caro, porque além de nós termos desperdiçado material os funcionários da escola tiveram que ficar a tarde toda recolhendo a bagunça que nós fizemos. Então eu realmente fico feliz que o projeto funcionou e vai continuar funcionando pra mostrar não a só nós que fizemos essa bagunça mais também as outras escola que também tem adolescentes que fazem esse ato infantil.

    Robert 8A

    ResponderExcluir
  35. no ano de 2015 rasgaram e jogaram folhas na rua ,como ta no texto tambem teve outras escola que jogaram ,teve escola ate piores que a rua do olinda ,mais não foi legal que nos fizemos.mais vc passo no final do ano de 2015 uma lição nas folhas que foram recolhidas da rua ,e tambem foi legal o projeto que teve na escola sobre isso .no ano de 2016 não aconteceu a mesma coisa do ano de 2015 ,os professores e a direção da escola voi falar com os alunos e tambem vc falo que ia ficar olhando com a gamera na mão cravando ,eu acho por isso que agente não jogo os caderno é iso o que eu acho .
    eu espero que esse ano não aconteça o que aconteceu em 2015.

    beatriz 8A

    ResponderExcluir
  36. Pra começar, quero disser que fiquei muito triste pela reação dos alunos,não foi legal o que fizeram com as tias da limpeza,não foram os pais dos alunos que limparam a rua e sim,as tias,quero parabenizar o PB por ter feito um ótimo trabalho,e parabenizar os professores,e as tias. Aline 8D

    ResponderExcluir
  37. Bom.. Quero dizer que a reação dos alunos contra os Professores não foi legal,as folhas jogadas no chão,pedras que atacaram nos professores etc. Eu acheio trabalho do PB muito legal,foi um ótimo aprendizado,quero parabenizar ao PB por ele ter feito esse ótimo trabalho,e espero que todos aprendam como lição. Nathalia 8D

    ResponderExcluir
  38. primeiramente eu vou começar falando do ocorrido que teve no ano de 2015,Bom Sobre tudo o que aconteceu no final do ano de 2015, cadernos rasgados, folhas no chão,etc.
    Depois de todo esse acontecimento Os professores Bartolomeu e Daniel resolveram tomar uma Forma mas Certa Para Resolver tudo sobre isso Uma forma De ajudar a Todos Funcionários E Moradores Que Moram Naquela região Então Foi criado O Projeto que marca irá Deixar (Folha Zero).
    Então Depois de todo trabalho feito Nós alunos Ao final do ano de 2016 Pensamos em todo Trabalho que foi feito, e que isso Podia prejudicar bastante gente E Sim tivemos A Conciência De que tudo estava errado e sim podemos Apagar Tudo E Criar Uma nova História.
    Ryan 8C

    ResponderExcluir
  39. Bom em 2015 um ato deploravel dos alunos que foi jogar pedras e bolinhas de papel danificando carros de professores e enchendo as ruas de papel fazendo as tias da limpeza se auto deslocatem para limpar as ruas
    Mais em 2016 o professor bartolomeu mais conhecido comó pb (rei das rimas)deu início a um projeto que teve seu nome de (projeto folha zero)que teve seu olhar virado e concentrado para que os alunos da escola não jogasem bolinhas e nem pedras
    E esse projeto teve um sucesso os alunos não jogarám pedras e nem bolinhas de papel nas ruas assim os professores não tiveram seus carros danificados e as tias não tiveram que sair limpando as ruas e por isso dou Parabéns para o professor bartolomeu e para todos os diretores cordenadores tios e tias do Olinda meneses
    Parabéns
    JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA .8 ANO.C.

    ResponderExcluir
  40. bom vou fala um pouco do que aconteceu, no final de 2015 os alunos jogaram folha, e pedras nas ruas podendo causar muitos acidentes, eu achei muito errado isso que eles fizeram uma coisa sem necessidade, mais o professor Bartolomeu começou um projeto para os alunos não repetirem este ato, quero parabenizar todos os professores e claro as tias da limpeza também pois foram elas que limparam toda a rua, achei muito legal o projeto foi um sucesso os alunos no ano passado não jogaram papel nem pedra nas ruas. RAFAELA. 8 ANO B

    ResponderExcluir
  41. Oque os alunos fizeram em 2015 foi muita falta de respeito aos funcionários publico, oque aconteceu na quele deixo uma marca negativa para a escola. Mas em 2016 foi diferente graças ao projeto do professor Bartolomeu os alunos não tiveram coragem de repeti esse ato, as funcionarias da limpeza agradeceu nosso desempenho ano passado só falto os diretores agradecer o nosso desempenho. Tomara q esse ano nao se repita.
    Gabriel Soares Silva 8ºB

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito do projeto... Esse projeto me fez pensar no erro que cometemos pois (quem faz a escola é o aluno) mesmo eu não participando desse evento, achei errado a atitude dos meus"colegas". Esse projeto fez pensarmos no nosso erro... Também achei falta de respeito com professores, moradores,com as tias dá limpeza.Obrigado PB por ser​ o único professor que fez repensar em nosso erro...Pois erramos, vamos tentar acertar, cometer o mesmo erro não...
    Elizângela 8b

    ResponderExcluir
  44. Vou justificar sobre o que aconteceu em 2015, bom quando aconteceu eu nao era do olinda ainda mas eu acho isso muito vergonhoso oque os alunos fez a escola deles porque isso fica ruim ate pra eles,e sobre aos funcionarios as faxineiras depois elas tem que sair pegando tudo elas nao merecem passar por-isso.
    Esse projeto foi muito bom fazer para ver se os alunos nunca mais comete esse erro.
    MATHEUS ALVES 8A

    ResponderExcluir
  45. Em 2015 eu não estudava no olinda mas eu conhecia muito a escola e eu não gostei do que os alunos fizeram porque eu achei muito erado e tambem coitada das tias que teve que limpa a rua toda.
    Em 2016 a conteceu a mesma coisa e eu não gostei do que eles fizeram em tam a minha atitude não é a mesma por que a minha mãe não gosta tiso e eu tambem não e la vai as tias de novo varer a rua.
    Espero que esse ano não aconteça a mesma coisa e que as pessoas não tenhão atitude de fazer de novo.


    Raissa Aparecida de souza dos santos 8A

    ResponderExcluir
  46. BOM em 2015 eu nao estudava nessa escola quando as pessoas joguaram sujeira na rua eu achei muito errado porque a rua ficaram muita suxa porque os papeis podem em trar no bueiro e as ruas ficarem suxa.
    Em 2016 e tambem a com teseu a mesma coisa e a minha atitude não é a mesma eu não gostei do que eles fizerem e tambei causo muitas sujeira e tambem coitada das tias que tinha que limpa as sujeiras e foi muito erado e eu não fiz a mesma coisa do que eles fez eu achei muito erado.


    Caroliny Maticolli de souza martins 8A

    ResponderExcluir
  47. Se torna dificíl, falar de um assunto quando sou eu uma das relacionadas porque eu também joguei lixo nas ruas.
    Mas graças ao projeto FOLHA ZERO eu aprendi a ter maturidade e que a minha atitude era errada ; e que por trás do meu ' momento de prazer' prejudicava outras pessoas(como as tias da limpeza,a imagem da escola e até a minha imagem também como pertencente do grupo escolar.
    primeiro gostaria de agradecer a todos que participaram do projeto e a todo que contribuiram com o resultado( em especial gostaria de agradecer ao PB que através desse projeto me ensinou muito mas ,que jogar lixo no chão me ensinou a respeitar todas as pessoas e ser a diferença independente do ambiente em que esteja OBRIGADO PB). JAMILY 8d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me surpreendeu mais uma vez!
      Mais importante que possibilitar que as pessoas construam conhecimento e fazer com que a pessoa se humanize no processo.
      Parabéns!

      Excluir
  48. Bom, tenho quase certeza de que não só eu, mas como todos nós estudantes e até mesmo educadores do Olinda, nos sentimos muito gratos a essa dedicação total em relação a esse projeto. Isso serviu sim, de aprendizado até mesmo para alguns alunos, que não praticaram esse erro no ano de 2015, serviu para vermos de que desde o início estávamos tomando a atitude e decisão certa. Me sinto grata e orgulhosa por saber que todos aceitaram e contribuíram para que esse projeto tivesse sucesso assim como teve. Isso com certeza nos ajudou a termos mais responsabilidades e respeito com nosco e com aqueles que trabalham com a conservação da limpeza das ruas e da escola. E realmente nos mostrou que o que ocorreu em 2015, além de não ter sido uma atitude correta, nos mostrou o quão feio é cometer uma ação tão desrespeitosa. Então, muito obrigada professor Bartolomeu, e a todos que contribuíram com esse projeto. Ana Beatriz 8c

    ResponderExcluir
  49. bom, os alunos mudaram muito, desde o ano de 2015 que eles tacaram papel e tals mais eu acho que mudaram o comportamento, no ano passado ngm jogou entao eu acho que mudeu muito
    IB: KELLY LOYANE 8C

    ResponderExcluir
  50. Bom,queria agradecer mesmo o fato de não esta na escola no ano de 2015 agradecer os professores, as tias da limpeza mesmo não sendo elas que fizeram a sujeira limparam oque fizeram e a direção da escola.
    Queria agradecer o Professor PB porque foi ele que tomou a frente para o ocorrido não se repetir mais vezes e também porque foi o único que no começo das aulas foi nas salas agradecendo só depois que veio a direção agradecer nem os outros professores agradeceu.
    Bom,eu acho que é isso que tenho a dizer agradecer a todos e principalmente o Professor PB e as tias da limpeza.
    Thayssa Oliveira 8D

    ResponderExcluir
  51. Sobre o projeto "FOLHA ZERO" queria parabenizar os PROFESSORES, os ESTUDANTES, a COORDENAÇÃO, a DIREÇÃO, e o PROFESSOR BARTOLOMEU (PB ) porque ele teve porça de vontade para esse trabalho maravilhoso, esse trabalho mostra que nossa escola é um exemplo para concientizar as pessoas ha não jogar folhas de caderno,livros, pedras etc.
    Porque isso que fizeram foi um VANDALISMO foi uma vergonha para a imagem de nossa escola eu espero que neste ano de 2017 não fazem isso novamente porque se no ano de 2016 não fizeram espero que neste ano não fazem.Quero agradecer novamente as tias da limpeza que se dedica para deixar nossa escola limpa ,agradeço também a DIREÇÃO , COORDENACAO , SUZIMEIRE , EDGARD , PB , FLÁVIA , DANIEL e JOÃO BOSCO.muito obrigada a todos voces
    Aluna: Larissa Cristine
    8 c

    ResponderExcluir
  52. Sobre o projeto o que eu tenho a falar que o projeto foi interessante a atitude dos professores e de nos alunos também com a colaboração de não deixar a nossa escola com uma imagem ruim e tenho a agradecer a todos por entender.

    Kaio Vinicius 8b

    ResponderExcluir
  53. Bom Primeiramente, parabéns a todos que deram valor neste trabalho. Mas principalmente Nos alunos por não ter feito o ato no ano de 2016. Realmente dava para notar o, a felicidade das tias dá limpeza por não terem que limpa a rua dá escola, sem contar com o esforço que elas fazem todos os dias para DX a nossa escola que nos não valorizamos iso.
    Bom Minha opinião, é que ninguém jogasse papéis livros cadernos o resto dos anos que nos ficaremos nas escolas.Sim era um momento de "Felicidade nossa por estar de férias " Mas confesso que​ iso sempre foi desnecessário Mas Era um momento de muita felicidade e todos agiram na emoção.
    Também​ queria agradecer as tias dá limpeza por limpa a nossa sujeira que elas não são nem pagas para limpar.
    Bom e só ISO bom trabalho!

    Aluno: Gabriel Henrique da Silva
    Sala: 8a

    ResponderExcluir
  54. Em 2015, alunos de várias classes rasgaram cadernos e livros, a qual o motivo ainda não foi bem esclarecido(para mim.Mas em 2016, as coisas foram diferentes, tivemos uma atitude madura e exemplar, mas só um ano nao adiantará nada.
    Precisamos garantir um para os outros que isso não se repetirá, caso contrário, seria uma imensa decepção.
    Atos como esse que nos dias de hoje protagonizam nossa escola, pois hoje é difícil encontrar pessoas que julgam pela história e não pelo ato marcado de forma negativa. Nossa escola não precisa disso, não merece isso, e acho que todos os que cometeram o ato vândalo se arrependeram, e nao tornarão a repetir este erro. Esperamos que esse ano seja como o ano passado, e que aquela atitude ridícula, medíocre e infantil nao se repita.

    ResponderExcluir
  55. bom o que ouvi no ano de 2015 foi uma atitude desnecessaria pq os alunos agiram de uma forma totalmente absurda pq nao era nescessario desperdisaros materias daquela forma.
    E o pior eb que eu presenciei as tias da linpeza linpando a calçada da escola mas o que inporta e que me 2016 isso nao aconteceu e espero que ate a outra geracao isso nao aconteça

    Calebe valentim da silva 8D

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. O incidente que ocorreu em 2015 foi lamentável, algo irresponsável, e falta de respeito as:tias da limpeza, a escola, a comunidade, aos próprios alunos, e aos gestores, mas graças ao trabalho duro dos gestores, em 2016 tudo ocorreu bem, graças ao trabalho duro, e ao esforço, para que em 2016(e os próximos anos)
    tudo acontecesse diferente, sou muito agradecido ao esforço, e ao trabalho duro dos gestores principalmente a você PB, que deu início ao projeto Folha Zero que impediu o ocorrido de 2015.
    NOME:Lucas Eduardo Lisboa Freitas Rocha 8B

    ResponderExcluir
  59. Primeiramente, eu achei o necessario de ter feito aquilo na rua, jogadas folha ão chão e etc.mas tambem achei linda, as atitudes dos alunos em 2016, pq a gente cuprimos com a ordem serta, e isso e lindo pq gente uminde e o necessario ter neste mundo, mas achei o maravilhoso ter no utimo dia de 2016 a rua limpa e as tias lã com orgulho da gente.mas tb achei a forma do professor PB linda de ter feito o posivel q em 2016 as ruas limpa...



    Samara 8anoC

    ResponderExcluir
  60. primeiramente,queria agradecer a todos que participaram desse projeto,por que em 2015 foi a maior decepção com os alunos, por jogarem folhas de papel na rua,quem teve que limpar depois foi as tias da limpeza da escola que teve que passar a tarde limpando.
    Fico feliz que em 2016 não se repetiu,por causa do projeto "que marca ira deixar"espero que esse ano e os próximos anos não se repita de novo.
    Wesley caldas 8D

    ResponderExcluir
  61. Todos os que fizeram parte desse projeto estão de parabéns ! Quando eu ouvi falar desse projeto pensei que não iria dar certo , e que os alunos que jogaram papel não iriam ouvir . O que foi feito no final do ano letivo de 2015 foi muito desnecessário e decepcionante. Estou muito orgulhoso pelas tias da limpeza , por terem dado suas vidas a esse trabalho por tantos anos , e ainda conseguiram limpar uma rua toda sozinhas! Por causa desse projeto , os alunos não jogaram livros e cadernos por toda a rua no ano passado. Espero que isso nunca mais aconteça. Parabéns ao PB e aos gestores de toda a escola por ter tomado uma atitude e ter criado esse projeto.

    Eduardo Ferreira Melo 8°B

    ResponderExcluir
  62. O ato que foi ocorrido em 2015 e os outros anos foi um ato e vandalismo e isso foi uma coisa muito ruim eu não participei desse ato vandalismos mais algumas pessoas comemoravam como se fosse bonito mais isso não foi uma coisa boa não era a mãe e nem o pai desses alunos que tinham que limpar tudo isso passar o dia enteirono sol escaldante cansadas que tbm precisavam limpar a escolas as salas preciso fazer isso e ainda precisou limpar as ruas que não afetou só ruas e tambem as pessoas que poderiam cair e se machucar igual já teve algumas que caíram mais também o pior foi que atacaram até pedras esse ato foi muito ruim que deixou com a escola com uma reputação ruim mais o professor Bartolomeu e o Daniel organizaram esse projeto que no começo desacreditei mais eu presencie a as ruas todas limpas e isso foi um orgulho para os professores que organizaram o projeto e as tias da limpezas esse projeto foi um projeto bem estruturado mais também isso foi bom que a gente poderá ajudar muitas outras pessoas com esse materiais que não seram mais utilizados mais por nós é será reutilizado por outras pessoas mais parabéns Bartolomeu e Daniel e toda a direção que ajudou e colaborou nesse projeto parabéns.

    Victor Rodrigues
    8B

    ResponderExcluir
  63. Olá não estive presente quando o projeto aconteceu,mas queria estar pelo jeito o projeto está muito interessante q pena n poder participar.
    Bom nunca achei positivo no final de ano jogarem rasgarem todo o caderno e jogar as folhas na rua pois além de disperdissar muitas árvores q foram cortadas para fazer o papel ainda dá muito trabalho para quem limpa.
    O projeto foi um sucesso pois deixaram a rua limpa como estava

    Gustavo G. da Silva 8A

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. o caso ocorrido em 2015 e nos anos anteriores foram atos de violência,Várias pessoas jogando papéis de cadernos e de livros no chão.
    até que o professor Bartolomeu resolveum fazer um projeto que marca irá deixar, fízemos trabalho sobre o projeto nossos pais com concordaram com o projeto que marca irá deixar,e o professor Bartolomeu disse que quando chegarealmente no fila do ano de 2016 ele iria estar na frente da escola para ver quem iria jogar papéis no chão e ninguém jogou.
    esperamos que nesse ano aconteça o mesmo que aconteceu em 2016 mais que nesse não ele não ficasse na frente da escola.

    Matheus pedro 8a

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Bom foi lamentável o que aconteceu em 2015, pois por causa das sujeira o mal comportamento , alunos criarão situação dessagrada Vil mas agora e tentar corrigir e pensar que tudo que fizermos temos que pensar nas outras pessoas não só na gente pois na hora do ato, como rasgar folha de caderno e livros. Devíamos pensar na sujeira que fizemos e que ia causar danos ao patrimônio. Sabendo que livros poderia ser aproveitado e também a sujeira seria desnecessário pois tiveram que limpar e não foram os mesmo que sujarão e sim pessoas que não tinhão nada haver com o fato. Temos que corrigir,temos pois devemos elabora outra forma de se diverti sem prejudicar as pessoas em nosso redor Temos que ser exemplo pra escola,as tias da limpeza e também pra comunidade Pois vamos pra escola aprender o que e certo e não praticar vandalismo Vamos pensar em fazer despedidas de final de ano de uma forma mais agradável e saudável.
    isaque de oliveira 8b

    ResponderExcluir
  69. Em 2015, alunos do EMEF Olinda Menezes Serra Vidal rasgaram cadernos e livros, que o motivo para mim ainda nao foi bem esclarecido.Mas em 2016 foi diferente, tivemos uma atitude madura e exemplar, mas temos que garantir que nos próximos anos isso não volte a acontecer.
    Tudo o que fizemos, ficou no passado, mais não saiu da história. Hoje é difícil encontrar pessoas que julgam pela história e não pelo ato marcado de forma negativa. Nossa escola foi caraxterizada por apenas um ato que pesou mais que muitos outros, e ela nao merece isso.
    Esperamos que esse ano seja como o ano passado e que aquela atitude ridícula e medíocre nao volte a se repetir.

    Gustavo Matias do Nascimento
    8°C

    ResponderExcluir
  70. Sobre o ocorrido em 2015, foi uma atitude desnecessária, oque muitos alunos fizeram foi um ato de vandalismo, acharam que aquilo era diversão, mais estavam totalmente enganados, aquilo esta longe de ser uma diversão, eles simplesmente não pensaram nas consequências que iriam causar.
    Ai eu pergunto a cada um que fez aquilo, isso te favoreceu de alguma forma ? Acho que não, ou melhor tenho certeza que não.
    Essa atitude vêem de geração, pois todo final de ano letivo acontece, um ato egoísta e prepotente.
    Mas com esse projeto do Professor Bartolomeu e do Professor Daniel, podemos ver a mudança que fez e que irá fazer em nossa escola.

    Julia Cassimiro 8°B

    ResponderExcluir
  71. Depois desse ocorrido eu achei ruim,mas eu admito que eu participei e gostei na hora só pela diversão não pela maldade.
    Quando o PB disse que atacaro
    pedra,caderno e etc nos prédios eue sinto mal!! Eu falei com minha mãe e ela brigou sim comigo e aí eu fiquei com um pensamento mal.
    Ainda bem que isso tudo passo o PB fez esse trabalho pra ninguémaos fazer e as ruas ficaro linhas nesse último ano,isso prova que foi um excelente progeto.
    KAUÃ HENRIQUE LIMA SANTOS 8A

    ResponderExcluir
  72. Em 2015 aconteceu esse ocorrido extremamente desnecessário,eu estava lá mais não participei só dei o meu caderno para que os outros jogassem, mais essa "brincadeirinha" foi além, quebrar o portão, jogar pedras, sujar as ruas e as "tias dá limpeza" ir limpar​ por uma consequência nossa? Errado isso, fiquei muito feliz com esse projeto do PB e agradeço as "Tias dá limpeza e dá merenda" pq elas sim merece ser elogiadas todos os dias.
    Não ver folhas no chão nus deu mais orgulho pela EMEF Olinda Menezes Serra Vidal, projeto FOLHA ZERO foi o essencial para ver que todos nós somos capazes de cumprir com a nossa palavra de estudante.
    Obrigada Professor Batolomeu.

    Emilly Eduarda 8°A

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Primeiramente, eu quero agradecer ao professor bartolomeu e ao professor daniel que fizeram esse projeto que mudou muito o modo dos adolescentes pensar. Por que oque nós fizemos em 2015, foi um ato muito ridículo e infantil infelizmente nós não tínhamos noção do que estamos fazendo pra gente era tudo diversão, Essa diversão custou caro, porque além de nós termos desperdiçado material os funcionários da escola tiveram que ficar a tarde toda recolhendo a bagunça que nós fizemos. Então eu realmente fico feliz que o projeto funcionou e vai continuar funcionando pra mostrar não a só nós que fizemos essa bagunça mais também as outras escola que também tem adolescentes que fazem esse ato infantil.
    Luis Fernando 8C

    ResponderExcluir
  75. No final do ano de 2015 , os alunos jogaram filhas de caderno no chão causando um problema enorme , para as pessoas de moram ali por perto o ato que esses alunos tiveram foi muito ridículo. Fora dos acontecimentos que teve também no dia eles não pensaram no que aí acontecer depois , devia ter tido punição para aquelas pessoas que sujaram a rua é ter causado muitos problemas.
    No final do ano de 2016, não ocorreu nenhum problema de ninguém ter jogado folhas de caderno no chão , graças ao projeto do professor Bartolomeu e do professor Daniel também . Nunca participei dessas coisas que fazem no final do ano acho isso um, absurdo o que fazem ainda bem que esses alunos mudaram suas atitudes. Espero que continue assim ninguém jogando lixo no chão , é que poça comemorar de um forma diferente que não prejudique ninguém.

    Izabel Angelica 8A

    ResponderExcluir
  76. O que os alunos fizeram em 2015 foi um ato desnecessário e ridículo , ter rasgado seus cadernos e ter jogado as folhas no chão . Espero que esse ano não aconteça o que ocorreu em 2015 , graça ao professores Bartolomeu e Daniel fizeram um projeto para não acontecer isso novamente .
    Não participo dessas coisas que fazem no final do ano , espero que esse projeto dure até o final desse ano e que ninguém jogue folhas de caderno no chão.

    Jéssica 8A

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Todo ano no último dia de aula os alunos se ajudavam para jogar cadernos na rua, isso até 2015. No começo do ano de 2016 o PB lançou um "projeto" para nós alunos.
    Obrigado PB ! Você ajudou nós a evoluir. Sem o Sr. tenho certeza que no último dia de aula de 2016 a rua estava igual o ano de 2015, ou poderia ter sido pior...

    ResponderExcluir
  79. PARABÉNS PROFESSOR PB POR TUDO ISSO QUE FEZ E AS TIAS DA LIMPEZA POR ESSE PROJETO MARAVILHOSO.ESSE PROJETO NÃO SÓ AJUDOU AS TIAS DA LIMPEZA COMO A COMUNIDADE POR NÃO FICAR LIMPANDO A SUJEIRA QUE FIZEMOS DE JOGAR FOLHA DE CADERNO DE BAIXO DE UM SOL ESCALDANTE O PRINCIPAL FOI A VONTADE DO PROFESSOR PB DE FAZER O QUE MAIS GOSTA E ISSÓ TUDO É CHAMADO DE VANDALISMO. BEM SOBRE TUDO ISSO QUE ACONTECEU NO FINAL DO DE 2015 FOI TUDO DESNECESSÁRIO (E EU AJUDEI NESSA BOBAGEM) VICTOR HENRIQUE 8A

    ResponderExcluir
  80. bom primeiramente temos de parabenizar o PB por ter tido um grande sucesso nesse projeto e uma grande ideia de criar esse projeto e depois parabenizar ao senhores e senhoras joão,Edgar,Suzi e as tias da limpeza que são uma grande parte na nossa escola por exemplo por manter a nossa escola limpa e também nos ensinar que não é só por que não queremos mais o alimento que devemos jogar no chão por que pode ser uma pessoa que não merecia estar pegando suas sujeiras que você joga no chão. e esse projeto não só ajudou as tias da limpeza como ajudou a melhorar a reputação da escola que os alunos do ano letivo de 2015 fizeram um ato de irresponsabilidade e vandalismo que foi jogar papéis na rua cadernos sendo rasgados e folhas sendo atiradas mas sabemos que os alunos no final de 2016 foram responsável por não jogar papel como no ano de 2015 e isso também ajudou a comunidade a ver que se fizemos um erro podemos ir lá e corrigir e na minha opinião isso foi um pedido de desculpa pelo final do ano de 2015.

    VICTOR SANTOS 8-C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e também o professor Daniel que fez uma grande parte do projeto junto com o bartolomeu

      Excluir
    2. O PROJETO FOLHA ZERO FOI UM RECOMEÇO MUITO IMPORTANTE PARA A IMAGEM DA NOSSA ESCOLA E A UNICA QUE NO FINAL DO ANO OS ALUNOS NÃO RASGARÃO O CÁRDENO E NEM SUJARÃO A RUA ENTÃO JÁ E SATISFATÓRIO E NÃO SUJA A IMAGEM DA NOSSA ESCOLA

      ROMULO AUGUSTO SILVA RIBEIRO 8ºB

      Excluir
  81. a ação de rasgar cadernos e livros é um ato de vandalismo,e egoismo ,que deixa as ruas sujas além de ser um grande desrespeito,graças a esses trabalhos,faz muito tempo que não vejo cadernos e livros nas ruas nos finais de ano,creio que os alunos se conscientizaram. a marca que quero deixar é a melhor possível,dando o melhor de mim e não tendo atitudes egoístas e vandalizando ruas.
    Ana Esther 9D 2020

    ResponderExcluir
  82. Essa açao dos alunos, foi desnescessario porque aquelas folhas que eles jogaram na rua eles podiam ter usado para outras coisas , e nao ter jogado como se fosse lixo... e no final sobrou pra quem limpar as tias da escola e tipo eu achei injusto elas terem limpado por um erro que foi dos alunos , sinceramente essas sao as melhores tias de qualquer escola que existi nesse pais sao verdadeiras guerreiras .. e sem cortar o a ajuda do grande prof bartolomeu ao criar esse projeto que ajudou muito e creio que vai ajudar mais ainda ,na nossa escola como no brasil inteiro ...... Lucas lacerda julio 9c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, professor Bartolomeu, fazendo diferença em muitas vidas!!!

      Excluir
  83. Eu esperava que fosse falar sobre, a marca que alguém deixou uma lembrança, uma coisa que ficou marcada

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde! Eu Esperava que fosse falar de uma marca que alguém deixou, um dia que ninguém esquece.Realmente foi um dia que ninguém esqueceu pelo menos eu não esqueci, quando eu saí da escola a rua estava cheia de papel, várias pessoas jogando papel na rua.
    Achei legal lembrar desse dia, muito legal o projeto que o professor Bartolomeu fez as fotos são incríveis, tudo muito legal.

    ResponderExcluir
  85. Bom o que aconteceu no final de 2015 na minha opinião foi uma tremenda falta de respeito,por ter alguns alunos bagunceiros os outros alunos acabaram cometendo o mesmo ato de jogar livros,cadernos e folhas nas ruas, e o pior é que quem teve que limpar foi uma pessoa que não tinha culpa, que foram as tias da limpeza, eu aposto que se tivesse algum familiar deles trabalhando como elas, eles iriam pensar duas vezes antes de cometer esse ato.E com a iniciativa do projeto eu creio que muitos alunos perceberam que o ato deles prejudicaram não só as tias da limpeza mas também o meio ambiente.

    Gabrielly 8C

    ResponderExcluir
  86. Nossa professor achei muito legal esse trabalho.Eu nunca fiz isso professor mais já vi uma menina fazendo

    ResponderExcluir
  87. Eu acredito que certos alunos agem dessa forma por acreditar que o fim do ano letivo é uma forma de libertação momentânea e fazem essa atitude no mínimo desprezível de destruir o material, em vez de poluir a cidade esses materiais poderiam ser doados.
    Também acredito que essas atitudes deveriam ter algum tipo de punição mais sei que é impossível identificar os responsáveis pelo tal ato, então uma medida para que não haja esse tipo de atitude seria esse assunto ser trabalhado com os alunos, pais, responsáveis e a coordenação o ano todo; ser lembrado para todos a importância do material escolar, além de também de ser lembrado a importância de não jogar lixos nas ruas.
    E sobre a marca que eu quero deixar no mundo é que sempre vou buscar o bem, para que o bem se alastre entre as pessoas e assim teremos um bairro, cidade, pais e até quem sabe um mundo melhor. Yasmin 7ºb

    ResponderExcluir
  88. Professor que dá um exemplo para os alunos PB luta para fazer o melhor para os alunos

    ResponderExcluir